O que é a alegria?

O que é a alegria?
Algo que só encontraremos quando vivermos cada momento como único!

"TRANSFORMAI-VOS" Romanos 12.2

Estamos em constante processo de transformação, e o primeiro passo é reconhecermos que precisamos de mudanças radicais como uma metamorfose.
O apostolo Paulo escrevendo aos Romanos usou a expressão "transformai-vos", dando a entender que precisamos de exercicios saudaveis de reflexão mental para que não venhamos a nos amoldar a este século.
Só quero através deste blog apenas expressar estas mutações radicais na minha vida e na vida daqueles que estão próximos de mim.
Também desejo usá-lo como um ponto de desabafo e postar aqui as minhas neuroses e os meus momentos de lucidez.
Quanto ao mais transformai-vos....

domingo, 29 de abril de 2012

PERDÃO, MÁGOA E RANCOR

"Sigmund Freud, o grande psicanalista do século vinte, disse que todos nós temos uma certa predisposição orgânica para cedermos à somatização de algum conflito. Este se dá somente em algum orgão especifico. Desta forma, muitos dos nossos ad...oecimentos repentinos são fruto do que ele chamou de complacência somática. Nós guardamos a mágoa ou 'fazemos de conta' que ela não existe. Como os sentimentos não morrem, eles são drenados no próprio ser, ferindo aquele que lhe deu abrigo. O ressentimento é o produto direto da repressão da raiva. Não expressamos nossos sentimentos ao ofensor, não lhe demonstramos nosso desapontamento e desgosto e então passamos a guardá-la, a fim de desferi-la no momento oportuno. Aquele que se ama e valoriza não se magoa facilmente e tampouco fica irado com qualquer palavra descabida de um colega de trabalho ou amigo. Dessa forma trabalhar pelo desenvolvimento de nossa auto-estima é o melhor antìdoto para evitarmos o acumulo do lixo mental dos ressentimentos e mágoas. O resultado do adoecimento das relações humanas é a mágoa. Esse sentimento de amargura se instala no solo do coração e lança suas raizes trazendo pertubação para a alma e contaminação para os que vivem ao redor. A mágoa é o armazenamento do ressentimento. A mágoa é entulhar o coração com o rancor, é alimentar-se do absinto do ranço, é afogar-se no lodo do ódio, é viver prisioneiro na armadilha da vingança. Mas guando perdoamos libertamos um prisioneiro, então descobrimos que o prisioneiro ERA NÓS MESMOS". (Miss. Lúcia Rubim na orelha do livro: OU VOCÊ PERDOA OU ADOECE de Renato Rubim.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário